Manual do diácono
IGREJA BATISTA RENOVADA RESTAURANDO VIDAS
O QUE DEUS REALMENTE QUER DE VOCÊ
Esclarecimento: O diácono e seus fundamentos
O diácono é o oficial indicado pela igreja ou direção e ordenado pelo pastor presidente da igreja, para; dedicar-se especialmente à:
• Arrecadação de ofertas para fins piedosos;
•Cuidar dos pobres, doentes e inválidos e viúvas;
• Manutenção da ordem e reverencia nos lugares reservados ao serviço divino;
•Exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências. A palavra de Deus traduz o termo “diácono” como serviço, ministério, assistência. Portanto, o diácono é aquele que, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que veio especial para servir (Mt 20:28), tem o dom se servir às pessoas para a Glória de Deus.
“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20:28)
REQUISITOS BÁSICOS PARA O OFICIO DE DIÁCONO
1. SER VOCACIONADO
O que faz válido um ofício de diácono é a vocação, de modo que ninguém pode executá-lo correta e ordenadamente sem haver sido chamado antes por Deus. A eleição do diácono é uma evidência de que Deus vocacionou aquele irmão para este oficio.
2. SER DISCÍPULO DE JESUS CRISTO
Os diáconos eleitos pela igreja são escolhidos entre os discípulos de Jesus Cristo (Atos 6:1,3).
“1. ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.”
3. TER BOA REPUTAÇÃO
O diácono precisa e teve ter o reconhecimento perante a igreja e a sociedade de uma vida digna (Atos