O campo profissional e as áreas de atuação da fisioterapia
Na fisioterapia, área de atuação é o que não falta, pois ela está presente não só em centros de reabilitação e hospitais, mas está presente também nas clínicas dermatológicas, no esporte, em fábricas de montagens de equipamentos utilizados na área, e, atualmente, a fisioterapia conquistou mais uma área de atuação: nas empresas. Geriatria (como houve um aumento de idosos no país, aumentou a procura de fisioterapeutas para essa área), a pediatria, que é o tratamento crianças e fisioterapia do esporte (esta está abrindo ainda mais o mercado de trabalho pelo aquecimento no mercado do esporte no Brasil) .
Nos hospitais, previne e trata principalmente complicações respiratórias e motoras, por exemplo: os pacientes ficam muito tempo deitados nas macas, muitas vezes, não podem se mexer, portanto, o profissional irá muda-lo de posição, para evitar atrofias musculares, aspirar se o paciente estiver muito secretivo.
Nas clínicas de reabilitação, tentará fazer com que os pacientes cheguem mais “perto” do normal ou em alguns casos a volta total dos movimentos que a pessoa havia perdido.
Nas clínicas de estética, o profissional retarda o máximo possível a velhice, melhorando a autoestima do paciente, usando técnicas que vão desde a massoterapia ao laser. Como tinha dito anteriormente, a prevenção está tendo um foco muito grande na fisioterapia, e por isso, hoje em dia há fisioterapeutas trabalhando em empresas. A má postura em