O Caminho Da Sustentabilidade
A Agenda 21 é um documento lançado Rio92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.
Composta por quarenta capítulos, a Agenda 21 é um instrumento de planejamento participativo onde se admite de forma explícita a responsabilidade dos governos em impulsionar programas e projetos ambientais através de políticas que visam à justiça social e a preservação do meio ambiente. Entretanto, a Agenda pode ser implementada tanto pelos governos quanto pela sociedade.
As mudanças não podem ser realizadas somente “de baixo para cima”, como uma imposição. Isso porque as pessoas tendem a se preocupar apenas com as mudanças que afetam diretamente suas vidas e estejam ligadas diretamente as suas necessidades. Além do que, é também, uma forma de agilizar o processo, uma vez que, uma população envolvida passará a exigir mais de seus governantes. A população precisa se conscientizar e se preocupar mais com as questões ambientais, a sociedade se comporta como se não estivesse acontecendo, como se a natureza não estivesse dando sinais que chegou ao seu limite e que alguma coisa precisa mudar.
Se continuarmos dessa forma, futuras gerações, nossos filhos e netos poderão sofrer grafes consequências, e tudo isso por culpa de nós mesmos. A sociedade não deve exigir e esperar somente que alguma atitude seja tomada pelos governantes, a atitude pode partir de nós, para mantermos nosso País vivo, mudanças de hábitos são fundamentais.
Certamente, pode-se considerar um pouco difícil a mudança de hábitos repentina, o povo Brasileiro, por exemplo, sempre foi mal acostumado na questão da água, pelo fato de sempre ouvirmos dizer que é o País com o maior número de água doce, porém essa água que antes era muita agora esta em falta. E muitas pessoas pelo mal hábito, e pelo mal costume não conseguem ver o