O caminho da sustentabilidade
Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar dentro de uma organização atuante no mercado brasileiro, ações realizadas a caminho da sustentabilidade.
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
“Torre JK, sede administrativa do Banco, é considerada um prédio ecoeficiente por suas iniciativas em cinco grandes áreas: desenvolvimento local sustentável, uso racional da água, eficiência energética, seleção de materiais e qualidade ambiental interna. Diversos projetos implementados no prédio buscam aprimorar a atuação nesses setores, entre eles: captação de água da chuva, iluminação inteligente, uso de fretados no transporte de funcionários, impressão descentralizada, escalonamento de horários e destinação correta de resíduos.”
Através da aplicação de conceitos de construção sustentável em seus projetos o Santander utiliza de meios consideráveis sustentáveis para diminuir os impactos causados ao meio ambiente, reduzindo custos de energia elétrica e racionando água, proporcionando um ambiente de trabalho agradável, que conta com espaços amplos, iluminação natural e conforto, proporcionando acessibilidade a todos e incentivando seus funcionários a praticar ações benéficas no ponto de vista sustentável.
Os materiais e equipamentos usados durante e após a construção e boa parte dos sistemas utilizados pelo Banco são ecos eficientes, contribuem para a redução do consumo, evitando causar danos aos recursos naturais.
A preocupação com a sustentabilidade na Organização inicia desde a construção até o gerenciamento dos resíduos no dia a dia, o que ocasiona uma redução de 50% de lixo enviado a aterros sanitários.
A Estrutura do ambiente de trabalho conta com carpetes recicláveis e moveis fabricados com madeira certificada, vemos ainda economia na energia, com o uso de vidros refletivos que retém até 80% do calor externo, como o uso de um sistema automático de acionamento de luzes que possibilita economia com o fluxo de funcionários. Em relação ao