O CAMINHO CERTO
A Telemar é a maior empresa de telecomunicações da América Latina em números de terminais telefônicos instalados. Além de oferecer serviços de telefonia fIxa local e de longa distância, disponibiliza também serviços para internet, transmissão de dados e imagens e videoconferência entre outros.
Cenário
O mercado de telecomunicações no Brasil era caracterizado, até 1994, pelo monopólio do Estado que atuava ao mesmo tempo como empresário e órgão regulador. O cenário das 16 operadoras que passaram a ser geridas pela Telemar não diferia do de outras tantas empresas públicas do país. Estatais que enfrentavam a fama de morosas, ineficientes, cabide de empregos, entre outros adjetivos similares. Uma imagem que decorria, principalmente, da grande demanda de telefones solicitados pela população, a qual não era, absolutamente, cumprida. Os investimentos que poderiam amenizar as adversidades eram postergados. Em 29 de julho de 1998, quando a Telemar assumiu os serviços das operadoras em 16 diferentes territórios brasileiros, esta era a realidade vigente. Uma situação séria. Difícil. Ocorre que, pela transição de empresa pública para empresa privada, os problemas de infra-estrutura afloraram e passaram a ser percebidos com uma intensidade muito maior. O mercado reagia à nova Empresa, cobrando um novo posicionamento de modo muito mais drástico. Seria necessário dar uma resposta ágil e perceptível. O desafio estava na obrigatoriedade de atingir os índices fixados pela Anatel, pois estes eram extremamente rígidos quanto à universalização e à qualidade dos serviços, dentro de prazos previamente acordados. A Anatel planejava passar dos 19,7 milhões de telefones instalados em 1998 para 40,5 milhões até o final de 2001.
TUP – telecomunicações de uso público
Dentre os serviços oferecidos pelas empresas de telecomunicação, o de maior abrangência social – real e potencialmente – é a rede de telefones