trabalho
Cap.5 A TEORIA DO MUNDO DE PRODUÇÃO
1-Conceito é igual a um nome, ou a uma pessoa. Há algumas pessoas com as quais a gente esta bastante familiarizado, pois encontra-se com elas todos os dias. Se alguém mencionar seu nome, logo a gente vai identifica-las. Assim é com o conceito. Alguns são bastante familiares. Outros, estranhos.
Modo de produção- È a maneira como se conseguem as coisas para sobreviver que da a característica fundamental a uma sociedade. Assim os índios nômades não vão construir prédios de dois ou três andares, pois eles vão migrando na medida em que necessitam. Conosco já é diferente- temos um trabalho por aqui e pretendemos ficar um bom tempo, talvez toda vida. Por isso construímos uma casa de material que possa durar muitos anos.
2-Para são necessárias muitas coisas, mas principalmente comer. Consegue-se as coisas para comer trabalhando. Trabalhando na terra e nas fabricas. Meios de produção. Forças de produção ou forças produtivas. Os grupos humanos se organizam para garantir sua sobrevivência. O principal é a comida.
3- A essência de um grupo é aquala rede de inter-relacionamentos que une ou desune os diversos elementos de um grupo, mas que sempre tem a ver com o grupo como grupo, e não com as pessoas individuais. Assim por exemplo- a comunicação, a união, a colaboração, a dominação etc. São milhares as relações, que variam de grupo para grupo. A existência maior ou menor de determinadas relações e as diferentes relações vão distinguir um grupo de outro.
4- È aquilo pelo qual uma coisa não pode ser o que é, se não há outra. Exemplo- ``PAI`` Para alguém ser pai, precisa, no mínimo, de uma mulher e de um filho.
5-O fundamental é a identificação das relações. Mas como nenhuma sociedade sobrevive sem sua produção, as relações de produção ficam sendo então as básicas indispensáveis.
6-
CAP-6 CAPITALISMO
1-A relação de cooperação/apropriação.
2-No sistema capitalista,