O BRINQUEDO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOPEDAGOGIA
O BRINQUEDO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDINA ALVINA DE SOUZA
SÃO PAULO-SP
2012
EDINA ALVINA DE SOUZA
O BRINQUEDO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografia elaborada como requisito parcial do curso Psicopedagogia da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/Posead/ Educação à Distancia, sob a orientação da Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro
SÃO PAULO-SP
2012
AGRADECIMENTOS
Agradeço à minha filha Vivian, pelo apoio e incentivo na produção desta monografia, e também ao meu querido esposo Benigno, por me incentivar sempre a seguir em frente.
Dedicatória
Dedico a todas as crianças do CEI onde trabalho, por ter me inspirado a fazer esse trabalho e ter me mostrado que o brincar é essencial em suas vidas.
Epígrafe
“O brincar é, por conseguinte, um quebra-cabeça... Não se trata simplesmente, como se pensava, de um método para aliviar tensões ou energias contidas das crianças. Também não é uma atividade que “prepara” a criança para o mundo, mas é real para aquela que brinca. Verdadeiramente, brincamos, envolvemo-nos com paixão no ato de brincar, sem precisar, em absoluto, saber o que significa.”
FRIEDMANN (2006, p. 42-43)
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade conhecer o problema relacionado com crianças na educação infantil em fase do desenvolvimento está relacionado às práticas educativas. Percebe-se que os educadores desta geração precisam utilizar-se do lúdico nas suas práticas educacionais. Não podem separar aprendizagem da brincadeira, pois a ludicidade é nato na criança.
Vemos também a importância do papel que o lúdico, as brincadeiras e os brinquedos podem exercer no desenvolvimento da criança. O brincar