quem foi jorge amado?
MODERNISMO
Jorge Amado
QUEM FOI?
Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna (BH) no dia 10 de agosto 1912 e faleceu em Salvador no dia 6 de agosto de 2001.
Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século
XX - ideologia presente em várias obras como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães de Areia, 1937.
Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro, e da televisão. Ele possui 49 livros ao todo, seus livros foram traduzidos em 80 países em 49 idiomas bem como em braille.
Em 1958 publicou Gabriela, cravo e canela, que representou um momento de mudança na produção literária do autor que até então abordava temas sociais. Nesta segunda fase faz uma crônica de costumes, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais. Além de Gabriela Cravo e Canela os romances Dona Flor e
Seus dois maridos e Teresa Batista cansada de Guerra são representativos desta fase.
A sua obra é uma é uma das mais significativas da ficção brasileira, sendo voltada essencialmente às raízes nacionais. São temas constantes nela os problemas e injustiças sociais, o folclore, a politica, as crenças, as tradições e a sensualidade do povo brasileiro, contribuindo assim para a divulgação deste aspecto do mesmo.
PRINCIPAIS OBRAS
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Tenda dos milagres
Tieta do Agreste
Gabriela, Cravo e Canela
Teresa Batista Cansada de guerra