O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1
Aline Vanessa Bach Zugel
SARAIVA, Danilo2
Resumo:
O presente artigo tem seu foco centrado na importância do ato de brincar na educação infantil, pois é através das brincadeiras que a criança descobre possibilidades de vivenciar o mundo e de posicionar-se diante dele. A pesquisa buscou responder a seguinte problemática em torno do tema O Brincar na Educação Infantil: A brincadeira contribui ou não para o desenvolvimento infantil? Para responder tal problemática, usou-se pesquisa bibliográfica de diferentes estudiosos em torno do tema. As pesquisas dos diferentes estudiosos apontaram que a brincadeira é uma ótima ferramenta de trabalho em sala de aula, em especial na educação infantil, proporcionando aos alunos uma forma prazerosa de se desenvolver integralmente e ao professor um recurso de ensino de grande valor.
Palavras-chave: Brincadeira; Educação Infantil; Aprendizagem.
1
Acadêmica do Curso de Pós-Graduação à Distância Educação Infantil-UNINTER
2
Professor Esp. Danilo Saraiva - Orientador de TCC do Centro Universitário Internacional UNINTER
1
INTRODUÇÃO
O presente artigo busca realizar reflexões acerca do tema de pesquisa: O Brincar na Educação Infantil, tendo enfoque na problemática; A brincadeira contribui ou não para o desenvolvimento infantil?
A temática da pesquisa tem seu foco centrado na importância do ato de brincar na Educação Infantil, pois é por meio das brincadeiras que a criança descobre possibilidades de vivenciar o mundo e desenvolve sua criatividade, afastando-se do mundo real, criando e recriando histórias. Deste modo ela aprende a construir e respeitar regras, a argumentar, a questionar e se posicionar diante do mundo que a cerca.
E é função da Educação Infantil proporcionar momentos de cuidado e educação, proporcionando atividades e brincadeiras que desenvolvam a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças.
O artigo de pesquisa tem como principal objetivo verificar se o brincar contribui
ou