o bRASIL
O BRASIL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
DENIO GONÇALVES
PROF: SERGIO COSTA
29 , MAIO DE 2014
CONTAGEM
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROCESSO HISTÓRICO NO MUNDO
2.1 PROCESSO HISTÓRICO NO BRASIL
3.CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O presente estudo parte de um enfoque interdisciplinar necessário à análise do tema proposto e imprescindível para atingir o seu objetivo que é a reflexão crítica da realidade contemporânea do mundo do trabalho. Percorrem-se os campos da Economia, Sociologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais para possibilitar o estudo abrangente que o tema requer, embora de forma extremamente sucinta. As linhas que seguem, portanto, não se aterão ao aspecto jurídico-normativo das tendências do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, mas são extremamente importantes para a compreensão das mudanças normativas que vem sofrendo este ramo jurídico nas últimas décadas.
A abordagem do tema, como não poderia deixar de ser, parte do trabalho como categoria social central, ainda que esta categoria tenha sofrido mutações ao longo dos tempos.
O trabalho, nessa perspectiva, sempre figurou como condição da existência do ser humano: o trabalhador reproduz sua própria vida ao produzir os meios de subsistência. Essas afirmativas fundamentam-se no pensamento marxista:
O trabalho, como criador de valor-de-uso, como trabalho útil, é indispensável à existência do homem – quaisquer que sejam as formas de sociedade –, é necessidade natural e eterna de efetivar o intercâmbio material entre o homem e a natureza e, portanto, de manter a vida humana.
O estudo das metamorfoses do mundo do trabalho na sociedade contemporânea não pode prescindir à análise do fenômeno da globalização, responsável por grande parte dos acontecimentos políticos, econômicos, sociais e jurídicos a partir da