SHT - Segurança e Higiene de trabalho
Os catadores de resíduos sólidos são pessoas conseguem garantir seu sustento a partir da retirada de materiais reutilizáveis do lixo. Com a reciclagem destes materiais, outros novos produtos serão fabricados. Podemos citar como materiais recicláveis: o vidro, o plástico, o papel, o papelão, o ferro, o aço e o alumínio. Para estes materiais darem um bom retorno financeiro ao catador, devem ser coletados em grandes quantidades e levados ao um posto de troca onde seu material, em geral, é identificado e pesado.
Este tipo de trabalho é considerado informal visto que este trabalhador não tem seus direitos reconhecidos pelas leis trabalhistas vigente no país, ou seja, este trabalhador não tem vínculos empregatícios com nenhuma empresa e por isso, não tem garantias de recebimento de salário no final do mês. Isto se torna um grande problema visto que este trabalhador recebe o quanto trabalha não tendo condições dignas de trabalho.
2. OBJETIVO
Este estudo tem como objetivo principal a aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula relacionados à disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho mais especificamente a Norma reguladora cinco (NR - 05) que refere a Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA).
A NR – 05 têm por objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Uma das atribuições que lhe é concedida é a identificação dos riscos que cada trabalhador está exposto na realização do seu trabalho, ou seja, o risco que é eminente a sua atividade. Como resultado desta identificação é prevista a elaboração do mapa de risco que é o objeto de estudo deste trabalho.
A partir destes conceitos será realizada a identificação das condições de trabalho do catador de resíduos sólidos urbanos, procurando identificar os fatores de riscos que estes trabalhadores estão sujeitos. Bem como a aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula relacionados à disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho.
3. ETAPAS DO ESTUDO
3.1.