O brasil na política
[pic]
a) Qual a diferença entre rede hidrográfica e bacia hidrográfica? b) Cite e caracterize as duas bacias tipicamente de planície do território brasileiro. c) Por que a bacia Amazônica apesar de ter o maior potencial hidroelétrico do território brasileiro é tão sub-utilizada? d) Caracterize a bacia mais explorada do território brasileiro. e) Qual a importância histórica, social e econômica da bacia do rio São Francisco? f) Qual a bacia que possui a maior quantidade de rios intermitentes e qual a relação com a questão climática?
2ª) Verifique os equívocos cometidos no texto abaixo:
Texto 1
O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planície que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Quanto à navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil não regularizado, ficam um tanto prejudicado. Dentre os grandes rios nacionais, apenas o São Francisco e o Paraguai são predominantemente de planície e largamente utilizados para o aproveitamento hidrelétrico. Os rios Amazonas e Paraná são os principais rios de planalto.
Texto 2
A bacia do Atlântico Sul, nos seus trechos sudeste e sul, é composta por rios da importância do Jacuí, Itajaí e Ribeira do Iguape, entre outros. Os mesmos possuem importância nacional, pela participação em atividades como transporte hidroviário, abastecimento d'água e geração de energia elétrica.
Texto 3
Da mesma forma que no seu trecho norte e nordeste, a bacia do Atlântico Sul no seu trecho leste possui diversos cursos d'água de grande porte e importância regional. Podem ser citados, entre outros, os rios Pardo,