O brasil está firme
DISCIPLINA: ECONOMIA
POLO: JESUS MENINO
ALUNO: DAVI CASSIMIRO DE LIMA
A CONJUTURA ECONÔMICA NO CONTEXTO ATUAL – PÓS CRISE
O BRASIL ESTÁ FIRME
OBJETIVO
Demonstrar que o Brasil, foco visualizações negativas no passado, hoje é dos centros de atenções positivas pela maneira de sua atuação na crise.
JUSTIFICATIVA
Que o Brasil, que já sofreu muito com a inflação, atualmente tem a capacidade de enfrentar e manter sobre controle esse “monstro” financeiro – como demonstrou na atual crise e ser usado como exemplo.
INTRODUÇÃO
Com crise que iniciou em 2007, atingindo os Estados Unidos e a Europa – bancos quebraram, famílias perderam seu patrimônio, os governos socorreram algumas entidades financeiras e indústria. O Brasil até setembro de 2008, ainda estava relativamente bem, e devidos ações de Banco Central – a crise não causou impactos devastadores.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil o notou que o problema atingiu os canais do crédito e ações foram tomadas atitudes nessa direção – enquanto bancos centrais de outros paises resolveram abaixar rapidamente os juros e vender dólares – o Banco Central liberou os compulsórios dos bancos e linhas de créditos em dólares - estratégia que deu certo. O dinheiro voltou a fluir; políticas de redução dos juros e da diminuição dos impostos surtiram efeitos positivos, bancos públicos ampliaram os empréstimos – manteve a crise restrita evitando uma crise de desemprego substancial. O Brasil entrou nessa com recursos, 205 bilhões de dólares em reservas internacionais, a demanda doméstica crescia – a inflação estava estabilizada - bancos sólidos, fatores esses fora facilitadores para enfrentar a crise.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observamos que o Brasil está amadurecendo, enfrentamos a crise, bem diferente da forma que como aconteceu nos Estados Unidos; mas que esse amadurecimento reflita nas condições de educação, tecnologia, infra-estrutura, melhorias em nosso sistema