Aspectos
Começo por este aspecto da Unidade I que dá início ao nosso curso de pós-graduação.
A arte de escrever e pensar bem se tornam possíveis quando os objetivos da produção científica estejam voltados para o bem da comunidade. Com o intuito de desenvolver um trabalho a partir da boa ação melhorando a realidade. Isto é, estar voltado para as leis da lógica, utilizando as palavras de maneira racional e organizada.
Aspecto 2: Estrutura do Parágrafo.
Neste aspecto, o texto fala sobre o parágrafo americano (uma novidade para mim). Vejo que é uma forma de organização dos parágrafos em que fica fácil a compreensão do texto.
Dividido em unidades redacionais constituídas por: ideia principal do texto, desenvolvimento e conclusão. A indicação do uso do parágrafo americano dar-se-á, portanto, ao público acadêmico, pois garante consistência ao texto.
É interessante que apesar de ser um modelo estrutural, não há problema haver variações conforme tipo de conteúdo a ser abordado, o que dá liberdade à escrita.
Aspecto 3: Linguagem Acadêmica e análise/síntese de textos.
Gostei muito desse aspecto que é simples, porém técnico (sóbrio) e ajudará muito na elaboração de minha pesquisa. Percebe-se que a linguagem acadêmica é bem objetiva e foge dos rodeios do uso coloquial da linguagem.
Após familiarizar-se com a linguagem que será escrita, o pesquisador passará para o processo de análise textual, fazendo a releitura, coerência, divisão e organização de ideias que ao alcançar essa etapa, ainda gerará mais conhecimento.
E por fim, sintetizar toda essa informação para que ela aborde claramente a ideia central do texto.
Aspecto 4: O conhecimento como bem da comunidade.
Na Unidade II, Chamou-me atenção o aspecto da história do pensamento humano. Percebe-se que ao longo do tempo, o homem com o desejo de alcançar a explicação da realidade buscou intensamente vários tipos de conhecimento, até chegar a quatro tipos: filosófico,