A atuação do Assistente Social na Cultura Popular Brasileira
Autor(as)
Laís Souza da cunha
Leidiane do Socorro Santos Martins co-autora
Heliana Baia Evelin Soria- co-autora
Tema: Serviço Social, Cultura e Comunidade:
Experiências nos Bairros do Guamá e Terra-Firme.
Universidade ou instituição:
Universidade Federal do Pará – UFPA
Rua Benevides, Nº 535- CEP: 67200000
Bairro: Decoville – Marituba – Pará- Brasil
Telefone: (91) 32569937 / Cel: (91) 82266267
E-mail: lala.souza90@yahoo.com.br
Pesquisa resultante do Projeto “Guamá e Terra Firme: a morada dos artistas”, que realiza sua intervenção nos bairros do Guamá e Terra Firme- Belém-Pará-Brasil, que possibilita a extensão de experiências vivenciadas na prática do projeto.
Palavras-chave: Serviço Social, Prática Profissional, Direitos, Cultura e Comunidade.
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de contribuir com o debate e produção de conhecimentos sobre a atuação do assistente social sob a ótica dos direitos culturais.
Fundamenta-se em experiência nos bairros Guamá e Terra Firme, em Belém do ParáBrasil onde se desenvolve a prática do Serviço Social de Comunidade. Enfatiza a cultura como um direito de todo ser humano e que, no Brasil, tem a garantia na
Constituição Federal de 1988. Este artigo é oriundo do projeto “Guamá e Terra Firme: a morada dos artistas” o qual visa coletar, mapear e reconhecer as manifestações culturais presentes há muito tempo nos bairros Guamá e Terra Firme, constatando as riquezas das manifestações culturais que norteiam a realidade das comunidades em foco, promovendo capacitações para os produtores culturais e artistas que residem nos bairros. Este projeto,assim como outros três projetos,integra o programa Luamim: peças interventivas na realidade, o qual desde 1997 passou a se constituir como projeto de extensão do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará.
1-INTRODUÇÃO
A relação entre o Serviço social e cultura é pouco reconhecida pelos