O Brasil de Lula
Por Daisy Hubner
O Brasil de Lula, texto do historiador Perry Anderson, abrange aspectos relacionados ao governo de Luis Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, que é ex-presidente do Brasil e figura popular da política brasileira. O autor também apresenta em seu trabalho, os pontos positivos e negativos referentes à situação política, social e econômica do Brasil nas últimas décadas. Enfim, mostra como um dos maiores líderes políticos que o país já teve, seguiu sua trajetória na vida até governar e ser admirado por muitos mundialmente.
Depois de algumas tentativas mal sucedidas de governar o país, Lula pode enfim usufruir do seu primeiro mandado como presidente do Brasil, através do Partido dos Trabalhadores (PT), vencendo as eleições de 2002 (primeiro mandato) e em 2006 (segundo mandato). Durante seu governo, conseguiu grande popularidade, proeza obtida através do seu carisma, e da preocupação com as massas, apesar das turbulências de seu primeiro mandato. Lula deixou o cargo presidencial com elevados índices de aprovação que chegaram a bater os 80%.
Lula é oriundo de uma família pobre, mas ascendeu-se na vida, ou seja, de um simples operário passou a líder político bem sucedido, através do PT. Foi através desse partido que ele obteve seus maiores triunfos na história política brasileira.
Quando foi eleito teve que encarar a dívida pública deixada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e seus antecessores. Para contornar o problema, nomeou uma equipe de governo, para sua assessoria e comando dos ministérios, mas a situação em questão agravou-se, já que os juros e os preços estavam altos e o desemprego também. Com o passar do tempo, aos poucos o problema foi se estabilizando, a dívida foi quitada e o Brasil pode então voltar a crescer sob sua liderança.
Mas o governo do então presidente, além de seu lado positivo, foi marcado por tumultos como pagamento de propina, corrupção, o famoso