O brasil crioulo
Introdução
Origens em relação as etnias,aspectos geográficos,econômicos e culturais; Atividades de produção econômicas;religiosidade,língua,festas típicas,música e artes no Brasil Crioulo;Baseado na obra de Darcy Ribeiro.
Características,sociais,econômicas e culturais nos dias de hoje.
O Brasil Crioulo
Na formação dos tipos culturais do Brasil,há uma mistura de diversas etnias que formam um novo povo.No Brasil Crioulo é composta basicamente de três tipos:O indígena,o Africano e o europeu.
A sociedade brasileira,em sua feição cultural crioula,nasce em torno do complexo formado pela economia do açúcar,com suas ramificações comerciais e financeiras e todos os complementos agrícolas e artesanais que possibilitam sua operação.
Chamamos área cultural crioula à configuração histórico-cultural resultante da implantação da economia açucareira e de seus complementos e anexos na faixa litorânea do Nordeste brasileiro,que vai do Rio Grande do Norte à Bahia. Entre seus complementos se conta a fabricação de aguardente e de rapadura, que era a produção principal dos engenhos,destinada ao mercado interno. Entre os seus anexos,destacam-se as lavouras comerciais de tabaco e a fabricação de fumo,a que se dedicavam pequenos produtores sem cabedal para montar um engenho,mas cujo valor de exportação chegaria a representar uma décima parte do valor da safra açucareira.Muito mais tarde,outros produtos agrícolas de exportação,como o cacau,se somariam aos primeiros para permitir a extensão a outras regiões das formas de vida e de trabalho criadas ao redor do engenho canavieiro,ampliando desse modo a área cultural crioula.
O entrecruzamento de africanos, portugueses e índios,entre os séculos XVI e XVIII,consolidou a estrutura genética da população brasileira.Toda a construção da economia litorânea no Brasil,inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana,se deve ao mulato,mestiço de negro e ao branco.Porém,a contribuição do negro para a cultura brasileira vai