Administração
1.Com base no texto apresentado, responda: qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
O desenvolvimento da racionalidade por parte dos gregos e o surgimento da necessidade de se fazer uma análise lógica e de maneira sistemática, culminou em um conjunto de ações e comportamentos de caráter intelectual por parte dos gregos, que por fim deram origem à filosofia que proporcionou a ascensão da capacidade humana de pensar e questionar o mundo e à natureza à sua volta em busca de respostas lógicas que explicassem os fenômenos naturais.
2.Baseado no texto da Marilena Chauí (1995), às páginas de 5 a 17 do livro “Convite à Filosofia”, escreva o que é atitude filosófica, atitude crítica e pensamento crítico, bem como apresente a relação entre esses conceitos.
De acordo com o texto, a atitude filosófica está centrada na raiz, na origem das coisas, ela investiga não o efeito, mas sim a causa, a razão de ser e de existir dos fatos, já atitude crítica que é considerada o lado negativo da filosofia, têm como premissa nos levar ao conhecimento a partir do questionamento e da afirmação de que não sabemos aquilo que julgamos saber, provocando assim uma maior investigação e aprofundamento naquilo que sabemos e proporcionando também uma tempestade de novas ideias e novos pontos de vista nos levando também a enxergar as coisas com maior riquezas de detalhes. O pensamento crítico consiste em sustentar nossas opiniões e nossos pontos de vista de forma concreta com argumentos embasados em fatos, sendo sustentados de maneira democrática e educada, respeitando as divergências e buscando mostrar as outras facetas da moeda.
3.Quais são as caraterísticas da atitude filosófica apresentadas por Marilena Chauí (1995), às páginas de 5 a 17 do livro “Convite à Filosofia”?
As características da atitude filosófica apresentadas por