O Boxe Chin s
Equipamentos de proteção para treino e combate amador: capacete (com ou sem grade), protetor de tórax, protetor de canela, protetor de boca, protetor genital (para homens), luvas de boxe.
Obs: a obrigatoriedade ou não do uso de equipamentos e o tamanho das luvas: nas academias vai depender das regras internas; e em campeonatos amadores vai depender das regras estabelecidas para o campeonato em questão.
Equipamentos de proteção para combate profissional: protetor de boca, protetor genital (para homens), luvas de boxe.
Tipos de golpes
Chutes, joelhadas, socos, cotoveladas, rasteiras, quedas e projeções, atirar os adversários fora do ringue/tatame.
Obs: apesar de joelhadas e cotoveladas também serem golpes do Boxe Chinês, são proibidos em competições, assim como também são proibidos golpes sequenciais na cabeça, golpes na nuca e golpes nos genitais.
Vantagens
Modo de combate simples e direto. Proporciona bom condicionamento físico (visto que os treinos geralmente são puxados, incluindo várias repetições de socos e chutes [em luvas fox e sacos]). Proporciona auto confiança ao praticante. No Boxe Chinês existe uma sensação real do mais próximo a uma situação de luta, e onde você pode soltar os golpes com toda a sua potência com o mínimo de perigo de causar alguma lesão grave em seu companheiro (logicamente sob supervisionamento do Professor e/ou Mestre.
Desvantagens
Não vejo desvantagens em se aprender qualquer forma de combate.
Mas posso citar algo que não gosto muito: quedas e projeções. Esses artifícios que podem ser usados geram bons pontos (dependendo de como for aplicado), e “quebra” o ritmo de luta. Eu já vi um cara ganhar uma luta somente derrubando o adversário. Pode? Poder pode, mas que é feio se valer demasiadamente disso, é. Prefiro mais um combate franco.
Técnicas de solo
Não há ensinamento de técnicas de solo no Boxe Chinês. Nos treinamentos e