COMO ANALISAR UM ESTUDO DE CASO 2015
EM ÉTICA DE NEGÓCIOS
André C B Aquino
Abril de 2015
Passo 1: Obtenha uma visão geral
Que organizações e indústrias/setores estão envolvidos?
A organização em questão está indo bem, qual seu histórico de desempenho no passado? Tem liderado o setor? Qual a estratégia dominante da empresa e do setor? O setor está em expansão, maduro ou em declínio?
Quais as pressões envolvidas? Qual o grau de competição e qual a fonte de competição (custo, qualidade, marca, etc.)?
É um setor regulado? Quais regulações estão envolvidas?
Quais as principais questões e escolhas têm sido enfrentadas pela organização?
Quais informações você dispõe no caso? Quais as questões a serem respondidas ou o objetivo de aprendizado?
Passo 2: Stakeholders: Representação esquemática
Liste os stakeholders identificados.
Desenhe esquematicamente as relações existentes entre os diversos envolvidos no caso.
O que cada um fornece e espera receber? Qual o papel esperado pela sociedade (senso comum) de cada um? Quais os interesses envolvidos?
Passo 3: Instituições e incentivos
Identifique as instituições formais existentes, como leis federais, estaduais e municipais, normas internas às organizações (se disponível tal informação), etc. Quem as define, e quem as aplica?
Qual o grau de assimetria de informação e como isso dificulta a identificação de sua violação? Quem julga a violação? Quais os incentivos existentes na violação/não violação?
Identifique as instituições informais existentes. Analise com cuidado, estas nem sempre são óbvias. Comece com cultura nacional, comportamento local, linguagem, orientação religiosa, sócio-política, mas observe se não existe algo além.
Passo 3: Identifique o dilema Ético
Qual a decisão que gera o dilema ético? Caracteriza claramente o dilema. (Condição: a decisão de melhor pay-off para empresa, não é aquela que minimiza as externalidades aos demais stakeholders, ou não é aquela que respeita os direitos legitimados dos demais