economia politica
A moeda é utilizada como instrumento que tem a função de intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Inicialmente ocorriam as tocas diretas, mais conhecidas como escambo na qual ocorria a troca de mercadorias, posteriormente ocorre a troca indireta, na qual é possível perceber a evolução das trocas até se chegar na moeda. A moeda-mercadoria a mercadoria era trocada por outras; na moeda-metálica os metais preciosos (ouro e prata) eram trocados por mercadorias; a moeda–papel era o certificado de depósitos dos metais (ouro e prata) e o papel-moeda era emitido pelos bancos comerciais, no qual ocorreu o monopólio do papel moeda pelo Estado. No sistema econômico a moeda é instrumento ou meio de troca é o denominador comum monetário e reserva de valor. Existem três tipos de moedas: a Moeda-metálica e o papel-moeda que são emitidos pelo Banco Central e a moeda- escritural ou bancária que são os depósitos à vista nos bancos comerciais.
2- Conceitue meios de pagamento no sentido M1 até M4.
Os meios de pagamento representam a soma da moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais. O conceito de meios de pagamento da economia, compreende: M1 = moeda em poder do público + depósitos à vista; M2 = M1 + depósitos de poupança + títulos privados; M3 = M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais; M4 = M3 + títulos públicos federais, estaduais e municipais.
Em casos de inflação baixa, tende aumentar a quantidade de moeda na economia e em caso de inflação alta tende a diminuir a quantidade de moeda.
3- Enumere as funções do Banco Central.
- Execução da política monetária, onde ocorre o controle da oferta de moeda;
- Banco emissor: papel-moeda e moeda -metálica;
Banco dos bancos que regula o caixa dos bancos comerciais;
- Banco do governo onde se recebe depósitos e se empresta ao governo;
- Controle