O Bojo
“amplo espectro no controle de lagartas”
O inseticida Dimilin® apresenta alta eficácia e amplo espectro de ação no controle de lagartas que atacam a cultura da soja, com o aval de instituições de pesquisa e órgãos regulatórios, saiba mais...
Nos últimos anos o número de pragas que atacam a soja teve um aumento considerável, especialmente em virtude do manejo inadequado no controle das mesmas, o que acaba gerando desequilíbrios que permitem o surgimento de novas pragas. Um exemplo típico dessa afirmação é a lagarta falsa medideira (Pseudoplusia includens), praga que até alguns anos atrás era considerada como secundária e hoje em dia, é um dos principais problemas na cultura da soja.
Uma das características dessa praga é a grande dificuldade de controle, o que obriga os produtores a utilizar doses em média 3 vezes superiores à aquelas empregadas para a lagarta comum da soja (Anticarsia gemmatalis). Por isso é importante que o sojicultor utilize inseticidas que apresentem eficácia comprovada por órgãos oficiais de pesquisa, para que seja realizado o adequado controle dessa ameaça.
Esse é o caso dos inseticidas da família Dimilin®
(Dimilin® 25 WP e Dimilin® 80 WG), dentre os poucos inseticidas fisiológicos que possuem registro no M.A.P.A. para controle dessa praga na cultura da soja. As dosagens registradas para o controle dessa lagarta são de 140 g/ha da formulação 25 WP e 45 g/ha da formulação 80 WG.
O gráfico 1 mostra o efeito da aplicação do inseticida Dimilin® 80 WG no controle da lagarta falsa medideira na cultura da soja. Aos 4 dias após a aplicação já foi observada uma redução significativa na quantidade de lagartas por metro (de 36 lagartas para apenas 6).
Segundo a recomendação da Embrapa Soja baseada no manejo integrado de pragas (MIP), com populações iguais ou superiores a 20 lagartas por metro, já podem ser observados sérios danos à produtividade de grãos de soja. Outro ponto importante a salientar é o