filosofia
A INTUIÇÃO é uma compreensão global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato. Nela, de uma só vez, a razão capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída.
Ao contrário da intuição, o raciocínio é o conhecimento que exige provas e demonstrações e se realiza igualmente por meio de provas e demonstrações das verdades que estão sendo conhecidas ou investigadas. Não é um ato intelectual, mas são vários atos intelectuais internamente ligados ou conectados, formando um processo de conhecimento
2 - Explique como opera a razão intuitiva. Ao contrário da razão discursiva, a razão intuitiva capta por inteiro e completamente o objeto, de uma só vez.
3 - Quantos tipos de intuição existem?
4 - Quais as características da intuição empírica ou sensivel?
5 - Explique a intuição intelectual de Decartes ou o cógito cartesiano.
6 - Que significa dizer que a dedução realiza uma inferência e uma inclusão? Dê a fórmula da dedução.
7 - Como se realiza a indução de um exemplo?
8 - O que é abdução? Exemplifique com uma hisória de detetive que você conhece.
9 - O que é realismo?
10 - O que é idealismo?
Em psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. Seu funcionamento e até mesmo sua existência são um enigma para a ciência. Apesar de já existirem muitas teorias sobre o assunto, nenhuma é dada ainda como definitiva. A intuição leva o sujeito a acreditar com determinação que algo podera acontecer.