O boeing
O mercado mundial de carga aérea continuará a crescer no mesmo patamar dos últimos anos, com um crescimento sólido na próxima década. Segundo o relatório Projeção de Mercado Atual , esse padrão de crescimento fará com que a frota mundial dobre de 1.789 aviões de carga para 3.563, números superiores aos previstos anteriormente. O crescimento, que leva em conta a retirada do ar de 1.209 aviões antigos, significa que serão adicionados 2.983 aviões de carga à frota.
“O número relativamente estável de aviões da frota mundial nos últimos cinco anos pode levar a conclusões erradas, já que as muitas entregas de novos aviões foram ofuscadas pela retirada de aviões antigos de uso,” disse Jim Edgar, diretor regional de Marketing de Carga para a Ásia. “O aumento dos preços de combustível faz pressão para que os aviões mais antigos e menos eficientes sejam substituídos, contribuindo para um interesse sem precedentes nesse tipo de aeronave, com mínimo impacto negativo nos níveis de tráfego.”
A maioria dos novos aviões – quase 62% – será da categoria fuselagem mais larga (widebody), médios e grandes cargueiros. Os cargueiros de fuselagem mais larga, com capacidade para 40 toneladas ou mais, aumentarão a participação no mercado de 50% da frota atual para 64%, em 2025. Consequentemente, haverá um aumento da média geral do payload. Estas conclusões são consistentes com as projeções dos anos anteriores.
“O número total de aviões da frota mundial de carga é um pouco maior que o da projeção do ano passado,” disse Edgar. “No entanto, a mudança para os cargueiros maiores já está acontecendo, pois a frota atual tem somente 50% de cargueiros de tamanho padrão, enquanto tinha 54% em 2004. A tendência é a aceleração do crescimento do número de aviões maiores, incluindo aviões como os cargueiros 747 e 777, que se esconde por trás do grande número de aviões de carga tamanho padrão que estão sendo