Tratamento de esgoto sanitario
CAMPUS DE NANUQUE
EDGAR BRANDÃO DE OLIVEIRA NETO
RESUMO DA MATÉRIA ESTUDADA
Trabalho apresentado à UNEC – Centro Universitário de Caratinga – Unidade de Nanuque/MG, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Hidráulica e Saneamento Básico, ministrada pelo Prof. Vitor Mota, no Curso de Graduação em Engenharia Ambiental.
Nanuque – MG
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
CAMPUS DE NANUQUE
EDGAR BRANDÃO DE OLIVEIRA NETO
RESUMO DA MATÉRIA ESTUDADA
Nanuque – MG
2011
1. Introdução
A classificação brasileira de Solos esta em constante mudanças e atualizaçoes, sendo a mais recente, publicada em 1999, com importante atualização em 2005, a mesma é chamada de SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) desenvolvido por profissionais do Embrapa juntamente com diversos voluntários acadêmicos, esta classificação possui 6 níveis categóricos (Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo), sendo os níveis mais baixos (Família e Série) ainda discutidos. Atualmente existe, no SiBCS 13 ordem são elas:
Argissolo
Cambissolo
Chernossolo
Espodossolo
Gleissolo
Latossolo
Luvissolo
Neossolo
Nitossolo
Organossolo
Planossolo
Plintossolo
Vertissolo
O trabalho orientado pelo professor Vitor Mota teve como objetivo a análise e indentificação das principais caracteristicas da 3º Ordem supramencionadas, sendo os Chernossolos.
2. 1° Nível (Ordem) – Chernossolos
Os Chernossolos são um tipo de solo mineral, caracterizado por alta concentração de argila, coloração escura (Do russo Chern – escuro, negro) e alta saturação de bases, portanto é considerado como uma das classes de solos mais férteis e apropriados para agricultura.
Esta denominação foi introduzida no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos em 1998 quando este foi alterado. No sistema de classificação usado até então, os