O Big Bang e os Quarks
A teoria do Big Bang - Os quarks e o modelo-padrão
Trabalho apresentado como exigência para obtenção do grau de Ensino Médio em Física da E.E.E.M.I. Reverendo Tércio Moraes Pereira.
Orientadora: Professora Lúcia Cardoso
São Paulo
2014
SUMÁRIO
A teoria do Big Bang A teoria do Big Bang ("Grande Explosão") explica que o Universo surgiu a partir de uma explosão primordial, ocorrida a aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Essa explosão ocorreu em função da grande concentração de massa e energia. Foi anunciada em 1948, pelo cientista russo naturalizado estadunidense George Anthony Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.
Os fundamentos desta teoria são baseados nos resultados de observações feitas por físicos e astrônomos, que demonstram que o Universo encontra-se em constante expansão. Em 1929, por exemplo, o físico e astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias afastam-se uma das outras. No início do Big Bang, toda a matéria, toda a energia e todo o espaço que hoje observamos estavam comprimidos em uma área de volume zero e densidade infinita que, para os cosmólogos, recebe a denominação de singularidade.
Assim, no início do Big Bang, o Universo era muito denso e quente, além de possuir uma energia extremamente grande. Entretanto, expandiu-se muito rapidamente, tornando-se menos denso e resfriando-se.
À medida que sofria expansão, a matéria começou a se formar, ao mesmo tempo em que a radiação foi perdendo energia. E, em apenas alguns segundos, o Universo estava formado a partir de uma singularidade que se estendeu pelo espaço.
Após a formação do Universo, surgiram as quatro forças fundamentais da natureza:
Força