Quarks, Leptons e Big Bang
Capitulo 44 – Leptons, Quarks e Big Bang
Leptons
O que são leptons?
São particulas subatomicas, que participam somente das iterações eletromagneticas e fracas. Essas particulas podem viajar por conta própria e não ficam no centro do nucleo.
Até agora são conhecidos somente seis leptóns, o mais conhecido é o eletron, os outros dois menos conhecidos são o tau e o muon, os tres possuem carga negativa -1.
As outras três particulas são: o neutrino do eletron, o neutrino do tau e o neutrino do muon.
Cada um dos seis leptons citados, possuem uma antiparticula, que são particulas com as mesmas caracteristicas, porem com sinal contrario. A antiparticula do eletron é o positron, que foi prevista em 1928 pelo fisico inglês Paul Dirac e descoberta em 1932 pelo fisico norte americano Carl David Anderson, com essa descoberta, ele recebeu o Prêmio Nobel de Fisica de 1936.
O muon e o tau também possuem antiparticulas, que são respectivamente o antimuon e o antitau. Os neutrinos são exatamente iguais as suas antiparticulas, porque eles não possuem carga eletrica, e para diferencia-los na representaçao, basta por um traço em cima do simbolo quando estiver se referindo a antiparticula.
O que é um neutrino?
O neutrino é uma particula subatomica sem carga eletrica, por isso esse nome, são “particulas eletricamente neutras”, parecido com o neutron, porem muito mais leves. Ainda, seu sufixo ino, dá o significado de “um pequeno neutron”. Eles tem a massa muito pequena, mas não nula.
Eles são capazes de atravessar inumeros objetos, inclusive nossos corpos e até planetas inteiros sem intergair com nenhuma particula.
Entre os neutrinos citados, o neutrino do eletron são os mais presentes em nosso cotidiano, porque eles vêm do sol, atravessando a atmosfera.
Além disso, cerca de 600 trilhões de neutrinos atravessam nosso corpo a cada segundo, por causa dessa capacidade, são chamado s de “particulas fantasmas”.
****voltando a leptóns
Os leptons são