Aspectos Históricos e Textuais da Língua Portuguesa Aula 3
1 - Resposta certa: O número de falantes é determinante para que uma língua seja reconhecida como uma língua de prestígio, isto é, quanto maior o número de falantes de uma língua, maior o seu prestígio em órgãos internacionais como a ONU.
2 - Resposta certa: Durante um certo período do Brasil-Colônia, o português foi substituído por outras línguas como espanhol, francês e holandês, como resultado de incursões militares e religiosas.
3 - Resposta certa: Um pidgin é uma língua franca com uma gramática bem estabelecida a partir da união da língua do colonizador com a língua do colonizado.
4 - Resposta certa: O nome crioulização refere-se ao processo pelo qual um pidgin se transforma em crioulo.
5 - Resposta certa: I.
6 - Resposta certa: pidgins.
É inegável a importância do século XV para Portugal, não só em termos políticos e econômicos, como também, em termos lingüísticos. O século dos descobrimentos contribuiu para que Portugal expandisse seus territórios geográficos na África, América e Ásia, fazendo com que a língua portuguesa se difundisse por tais territórios.
Quando se fala na difusão da língua portuguesa nas regiões conquistadas, é preciso ter em mente que apenas um pequeno contingente populacional se transferiu de Portugal para as novas terras. Na maioria das vezes, quem vinha fixar-se nas colônias eram desertores ou condenados, cuja pena era o exílio. Com a necessidade de administrar os novos territórios conquistados, funcionários da Coroa portuguesa e militares acabaram por fixar-se nessas "novas" terras. Se pensarmos no Brasil apenas, o número de portugueses que por aqui aportaram foi muito menor do que o número de escravos trazidos da África para cá. De maneira geral, a presença maciça de portugueses nas colônias era uma exceção.