o belo segundo platao
1-Por que tradicionalmente a estética esta ligada a questão do Belo?
2-Explique o conceito objetivo e o subjetivo da beleza.
3-Qual é o sentido do Pensamento de Platão sobre o mundo inteligível e sensível?
4-Qual é o sentido de alma para Arístoteles?
Respostas
1-Etimologicamente essa palavra de origem grega “Estética” significa sensação . Seria uma espécie de filosofia que se dedica ao estudo de uma teoria geral da sensibilidade . Assim, muitos a conceituam hoje, focando em seu objeto, como sendo a ciência do belo ou a filosofia da arte, ficando dessa forma o objeto da Estética sendo portanto o “Belo” .
E eis aí outro problema , o que é o Belo? . Para Platão o Belo é a verdade, já que para o filósofo grego afirmava ser o Belo o esplendor da verdade . Mas esse conceito ainda denota uma precariedade , pois ficamos de ante de mais uma interrogação, o que é a verdade?-Deixemos essas questões de verdade para um outro encontro - sendo importante mesmo é saber que o conceito de belo não se exaure em entendê-lo somente como a verdade .
Para outros o Belo é o que agrada, pois para os teóricos sensoriais , aquilo que causa sensação aos sentidos é belo . Mas esse raciocínio não enumera toda a gama de possibilidade de tudo que pode ser belo, pois muitas coisas na vida são agradáveis aos sentidos mas não são belas .
Uma teoria denominada moralista ou ética conceituava o Belo como sendo o bem . Entretanto cumpre esclarecer que vamos navegando por entre conceitos, e quanto a essa teoria cabe destacar que o objetivo do artista é criar o belo e não pregar o bem . E esses conceitos de bem e Belo não se confundem e nisso os moralistas também não completam o conceito de Belo . Mesmo assim todas as nossas informações(circunstâncias) levantadas servem para que nos encaminhe ou de um norte ao tema centro que é a Estética e como consequência o Belo .
Assim enquanto o homem esclarece ao longo do tempo o aspecto da Estética vai também ao longo da jornada de vida