Platão e a estética
LARISSA DA SILVA IOB
PLATÃO E A ESTÉTICA
Caxias do Sul 2015
1. PLATÃO E A ESTÉTICA
A estética é a filosofia do belo ou da arte, já foi chama de ciência do belo, aborda o que sentimos ao ver algo belo, e o que isso trás, e o tópico central de estética seria a essência do belo. Platão, um filósofo grego formou uma teoria sobre estética, uma das primeiras teorias sobre esse assunto.
Platão foi um dos mais importantes filósofos gregos da antiguidade, nascido em Atenas, Grécia, suas teorias influenciaram, e influenciam pensadores, até hoje, e tem um peso muito grande na história da humanidade, pois é um dos primeiros filósofos do qual temos acesso a obra integral. É conhecido por suas abordagens às problemáticas, usando as emoções, a paixão, e a criatividade, acima da razão. Metafísica, ética, política, entre outros, são temas que ele deu relevância em seus debates. Aristóteles foi um de seus discípulos, também muito conhecido nos dias atuais, e seu mestre foi Sócrates. Platão viveu em uma época de mudanças no mundo e isso o deixou diante de ideias de dois períodos distintos.
As idéias sobre o belo, e estética de Platão iniciam pela sua teoria dos dois mundos, o das essências (mundo das idéias) onde tudo é eterno, imutável, um mundo acima do nosso, de onde viemos, lá se originou a beleza, verdade, e o bem absolutos, a pátria original da alma. E o mundo sensível (mundo físico/terrestre), que está em ruínas, possui a feiúra, a decadência, morte, e é uma “imitação” do mundo das ideias.
Como a alma humana veio do mundo das idéias, ela sente falta desse mundo, e o ideal de beleza vem dele, e assim busca, então por suas características no mundo sensível, pois sente-se irremediavelmente atraída pelo belo, belo esse que lhe confere conforto, ao estar mais perto do seu mundo de origem.
Segundo Platão, a alma sabe de tudo sobre o mundo das idéias, mas quando o homem está