conceito de lazer cu
Na pesquisa que realizamos com nossos colegas de Educação Física na faixa dos 25 a 30 anos a respeito do evento de lazer que iremos realizar, colocamos na avaliação diagnostica a seguinte questão, qual era a preferência deles os jogos, de participação, competição ou se era indiferente para eles. O resultado foi 48% participação, ou seja, com base nesse resultado podemos chegar a conclusão que a procura pelo prazer é unânime e que a importância do que se fazer em um momento oferecido como disponível é importante para a maioria.
Esse ato de pensar na importância do tempo livre e sua relevância vêm desde as transformações industriais, junto com o modo de pensarmos no tempo livre hoje em dia, onde o advento do consumo de massa passou a ser mais um caminho para se ganhar dinheiro, o que pensaram que era necessário que as pessoas tivessem tempo livre para se consumir. Como dizia Jean Baudrillard “A sociedade de consumo”. Assim então foi diminuindo as horas de trabalho.
Considerando o ponto de vista histórico, tempo algum pode ser entendido como livre de cotações ou normas de conduta social. Talvez fosse mais correto falar tempo disponível. Mesmo assim permanece a questão da consideração do lazer marcada pelas mesmas características alienantes verificadas em outras áreas alienantes.
Porém nossa proposta para o evento de lazer a ser realizado é proporcionar uma vivencia lúdica, Marcellino entende o lazer como “A cultura compreendida em seu sentido mais amplo, vivenciada no tempo disponível”. Que de acordo com a nossa pesquisa é o esperado pelos alunos, 48% espera que a prática proporcione conhecimento e vivência. Marcellino também ressalta “A disponibilidade de tempo significa possibilidade de opção pela atividade ou pelo ócio”. No período pré- industrial e arcaico, o trabalho e o jogo eram integrados nas pausas para repouso do trabalho, apesar de ser um costume da época da sociedade, trabalho e jogo se misturam o que é uma