O batismo católico
Introdução
Como vimos na leitura, Jesus diz que para vermos o reino de Deus é preciso nascer de novo.
Mas o que seria este “nascer de novo”?
Jesus está se referindo ao batismo. O batismo é o nascimento para a vida cristã. É a porta pela qual entramos para igreja e nos tornamos filhos de Deus.
O próprio Cristo instituiu o batismo quando entrou no Rio Jordão para ser batizado por João Batista, santificou as águas do rio e o Espírito Santo pousou sobre ele em forma de pomba, confirmando esta instituição quando disse aos seus Apóstolos: “Ide, pregai o evangelho a toda a criatura batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”.
O batismo é uma purificação espiritual. A água do batismo, com a graça do espírito santo, purifica a pessoa. Todo pecado é tirado da alma.
O batismo é um mergulhar na Paixão e Morte de Jesus. E como pegar um homem velho, pecador, jogá-lo na paixão de Cristo e retirar um homem novo, limpo...
Pelo batismo recebemos uma missão, de sermos Cristão e professar de forma explícita esta fé, de combatermos a força do mal por todos os dias de nossas vidas.
Matéria e forma do Batismo
Jesus institui o batismo e determinou que seria usada como matéria a ÁGUA. Foi Jesus também que determinou a forma: “EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.”
O rito do batismo consiste assim em derramar água na cabeça do batizando enquanto ao mesmo tempo se diz a forma.
Pergunta-se: por que a água? Porque ela é fonte de vida, elemento purificador, que nos lava de todo pecado. A bíblia nos diz que a vida brotou da água: Em Genesis 1, 2 diz “o Espírito do Senhor pairava sobre as águas, fecundando-as”.
E oque significa óleo no batismo?
No batismo o sacerdote faz duas unções com óleo: uma traçando uma cruz no peito da criança, antes da água, e outra depois da cerimonia principal da água, traçando o sinal da cruz na cabeça do batizado.
Um dos significados do óleo é o da fortaleza, por isso a