O batismo católico
1. – ORAÇÃO INICIAL
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
2. – PALAVRA DE DEUS
Mateus 28, 16-20; Marcos 16, 15-20; João 4, 5-14; ou João 3, 1-6:
Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João – “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos chefes dos judeus. Veio ele ter com Jesus, de noite, e disse-lhes: ‘Rabi, sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém pode fazer os prodígios que tu fazes se Deus não estiver com ele’. Respondeu-lhe Jesus: ‘Em verdade, em verdade te digo: ninguém, se não nascer de novo, poderá ver o Reino de Deus’. Disse-lhe Nicodemos: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho? Poderá, acaso, entrar, novamente no seio de sua mãe e renascer?’ Jesus retrucou-lhe: ‘Em verdade, em te digo: ninguém, se não nascer pela água e pelo Espírito, poderá entrar no Reino de Deus. Aquilo que é gerado pela carne é carne, e aquilo que é gerado pelo Espírito é Espírito’. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!
(Momento de conversa e aprofundamento)
3. - PORQUE BATIZAR?
O Batismo em águas e a Ceia do Senhor são duas ordens que Jesus deixou para a Santa Igreja d’Ele. A Bíblia nos relata que “Quem crer e for batizado será salvo...” (Mc 16,16). O Batismo é bíblico – o Batismo não interrompe a identidade do batizando, mas simboliza, através do ato, uma morte para o mundo, ou seja, separação da prática do pecado e libertação através de Cristo pela sua Graça e o seu Poder. A Bíblia relata em várias passagens exemplos de pessoas que, depois de conhecer a palavra de Deus, se decidiram por seguir a Cristo e