Principais marcos da historia da psicologia
Época Época Época
Década de 1913, século XX. Década de 1890, século XIX. Década de 1870, século XIX.
Acontecimento Acontecimento Acontecimento
Behaviorismo, estudo do comportamento. Enquanto ciência, o comportamento (behavior em inglês), um objeto de estudo mais concreto, mensurável. Psicanálise, o inconsciente como objeto de estudo da ciência. Processos obscuros do psiquismo, analisando sonhos, fantasias e esquecimentos. Gestalt, Psicologia da Forma, como é chamada por alguns ou simplesmente Gestalt, como é mais conhecida, é a escola mais ligada à filosofia, uma vez, que tem como objeto de estudo os processos perceptivos, envolvendo sensação e percepção.
Principais responsáveis Principais responsáveis Principais responsáveis
John Watson (1878-1958) iniciou o Behaviorismo, como grande contribuição a análise do Comportamento Respondente.
Principal teórico Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), o qual formula a compreensão do Comportamento Operante, das noções de reforçamento e do controle dos estímulos. Sigmund Freud (1856-1939), como médico cria teorias e métodos de pesquisa, o mais conhecido: método catártico. Com as descoberta do inconsciente, Freud divide o parelho psíquico em três instâncias: Inconsciente, Consciente e Pré- consciente, sendo que a primeira tópica é reformulada por ele pela segunda tópica a partir da noção de ID, Ego e Superego. Mas Wetheimer (1880-1943), Wolfgang Köhker (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940).
Contribuíram para a análise das características globais que cercam o homem, pois suas ações, mediante aos estímulos do ambiente, são influenciadas pela forma como o comportamento percebe esses estímulos. E, essa percepção é por sua vez influenciada por aspectos