O SACRAMENTO DO BATISMO
A escolha pelo tema surgiu de um intuito de propiciar e buscar um conhecimento mais abrangente sobre o sacramento do batismo, bem como compreender como se dar essa busca pelo sagrado nascimento espiritual nas diversas culturas religiosas e em especial na igreja católica, na qual o batismo é de suma importância para a vida do cristão, como um símbolo de morte espiritual, e nascimento para uma nova vida e encontro com Jesus Cristo.
A instituição sacramental do batismo teve origem quando Jesus Cristo foi batizado no Rio Jordão por João Batista mat. 3:13-17. Antes de ascender aos céus Jesus ordenou a sua igreja: “Ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo” mat.28:19, cumprindo a ordem do mestre é que a igreja batiza.
O batismo é um dos sete sacramentos da igreja católica apostólica romana. A palavra batismo vem do grego baptizo e significa basicamente “aspersão”. O santo batismo é o fundamento de toda vida crista, é a porta da vida no espirito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. A base do batismo é a grande comissão de cristo:” É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28.18-20)”. É a porta da vida no espírito e a mesma do acesso aos demais sacramentos da igreja. Jesus não só ordenou o batismo, como ele foi praticado pelos seus discípulos e Pedro repetiu o mandamento do batismo no Pentecostes, quando a igreja nasceu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo” (At 2.38; cf. 10.47). Paulo, o grande divulgador do mistério da igreja (Ef 3.3-5), foi orientado por Ananias: “Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” (At 22.16).