Gestao de pessoas
As organizações estão mudando seus conceitos e alterando suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los.
Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial.
Fala-se hoje em estratégia de recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas para ajudar a ganhar ou manter uma vantagem auto-sustentada da organização em relação aos concorrentes que disputam o mercado. A estratégia constitui o plano global ou a abordagem geral que a organização adota, para assegurar que as pessoas possam cumprir adequadamente a missão organizacional.
Verificou-se que se a Organização busca alcançar seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também elas atinjam seus objetivos individuais e que ambas partes saiam ganhando. Trata-se de uma solução que requer negociação, participação e sinergia de esforços.
Parceiros da
Organização
Contribuem com:
Esperam retornos de:
Acionistas e
Investidores
Capital de Risco,
Investimentos
Lucros e dividendos, valor agregado
Empregados
Trabalho, esforço, conhecimento e competências Salários, benefícios, retribuições e satisfações Fornecedores
Matérias-Primas,
Serviços, Insumos
Básicos, Tecnologias
Lucros e novos
Negócios
Clientes e
Consumidores
Compras, Aquisição e uso dos bens e serviços Qualidade, Preço,
Satisfação, Valor
Agregado
Nos tempos atuais as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica.
Todo processo produtivo, somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual