O Balanced Scorecard Por Seu Criador
O Balanced
Scorecard por seu criador O que é esse “quadro de pontos balanceado”? O especialista
Robert S. Kaplan conversou com André A. de Waal sobre a ferramenta que desenvolveu e o resultado foi publicado na revista Measuring Business Excellence
O
que é o Balanced Scorecard?
Trata-se de um sistema de mensuração de desempenho empresarial que complementa as medições financeiras tradicionais com avaliações sobre o cliente, determina os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizado e de crecimento. Também identifica investimentos em recursos humanos, sistemas e capacitação que poderão influir positivamente nas atividades da empresa. Qual é a razão do sucesso do Balanced Scorecard?
Ele trouxe a terminologia que fez a ponte entre a estratégia e a visão decididas pelos altos escalões das empresas e as ações cotidianas de seus funcionários. Havia enorme lacuna entre a estratégia e as ações dos funcionários. Michael Porter e firmas de consultoria como o Boston Consulting Group formalizaram a teoria e a prática da estratégia para os executivos de alto escalão. As ações diárias dos funcionários eram afetadas por programas de Gestão da Qualidade Total (TQM, do inglês Total Quality Management), pelo empowerment e pela introdução do conceito de objetivos pessoais. Mas não havia nada que fizesse a ligação entre as duas coisas. O Balanced Scorecard é o elo perdido que ajuda as empresas a implementar a visão e a estratégia.
Todas as empresas têm ou tiveram essa lacuna? Por quê?
Todas as empresas enfretam esse problema, principalmente quando passam do estilo de comando e controle que utilizavam no passado para o estilo de empowerment dos tempos modernos. Em 1999, a revista Fortune relatou que menos de 10% das estratégias empresariais eram efetivamente executadas.
E como o Balanced Scorecard faz essa conexão entre estratégia e ações dos funcionários?
Ele traduz a estratégia abstrata em prioridades claras e as