O atomo
O Átomo
Escola: São Luis Guanella
Introdução
O trabalho será realizado através de uma pesquisa, indicando os modelos atômicos e as descobertas dos químicos sobre os átomos e suas características. Apresentando: - A ideia de átomo para os gregos, modelos atômicos, descobertas do próton, nêutron e elétrons.
Desenvolvimento
- Ideia de átomo para os gregos:
A ideia de que a matéria não é infinitamente dividida é antiga, pois filósofos gregos como Leucipo (450 a.C) e Demócrito (420 a.C) haviam admitido que o mundo material era constituído de pequenas partículas indivisíveis, que eles mesmos denominaram de átomos.
Essas ideias tinham caráter intuitivo, filosófico e não um caráter experimental científico.
- Modelos atômicos:
A partir da segunda metade do século XVIII, com os progressos da química quantitativa e as experiências feitas por cientistas como Lavoisier, Proust, Avogadro, a existência do átomo começou a ficar cientificamente constatada.
Mas foi somente no século XIX que John Dalton, cientista inglês, conseguiu expor uma teoria baseada em fatos de experiências feitas com gases e reações químicas.
John Dalton é considerado o fundador da teoria atômica moderna, a qual pode ser resumida como: a) “A matéria é constituída de partículas maciças muito pequenas denominadas átomos” b) “Os átomos de um mesmo elemento são todos iguais de mesma massa e com as mesmas propriedades” c) “Os átomos de elementos diferentes são diferentes e tem massas diferentes” d) “Os átomos são indestrutíveis, sendo as reações químicas uma união ou uma separação de átomos” e) “ Em uma combinação química, os átomos unem-se em varias proporções, mas conservam suas massas”
Esses postulados possibilitaram a criação do modelo atômico de Dalton. Todo o estudo da química moderna esta baseado na teoria atômica, ou seja que “a matéria é constituída de átomos”.
No decorrer do século XX, a ideia de átomo sofreu muitas modificações, novos