Atomos
É a menor particular que pode existir de um elemento (é uma substancia composta de uma única espécie de átomo). Porém, o primeiro argumento da teoria do átomo foi proposto por Jhon Dalton (1807). Ele fez muitas medidas experimentais baseada na medida das massas dos elementos que se combinavam para formar compostos. Então Dalton propôs as seguintes hipóteses atômicas:
1 – todos os átomos de um determinado elemento são idênticos;
2 – os átomos de diferentes elementos têm massas deferentes;
3 – um composto é uma combinação especifica de átomos de mais de um elemento;
4 – em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos mas trocam de parceiros para produzir novas substâncias. Dalton baseou sua hipótese em um grande número de experimentos difíceis. Hoje, com a instrumentação moderna, são fornecidas evidências dos átomos muito mais diretamente, como: Microscopia de Varredura por Tunelamento (MVT): Átomos individuais podem ser vistos como protuberâncias sobre a superfície de um sólido através dessa técnica.
Por exemplo: a superfície do arsenato de gálio (os átomos de gálio são mostrados de cor azul e os de arsênio em vermelho).
1. 1- O ÁTOMO NUCLEAR:
Dois séculos atrás, Dalton disse que os átomos eram esferas do tipo “bola de bilhar”. Porém, hoje sabemos que os átomos têm uma estrutura interna: as partículas subatômicas menores (elétrons, prótons e nêutrons). Investigando a estrutura interna dos átomos, podemos ver como os elementos diferem uns dos outros. As diferenças dependem de cada número de partículas subatômicas presente nos átomos. Em 1997, 112 elementos haviam sido descobertos ou criados, mas em alguns casos por quantidades muito pequenas. Por exemplo: Somente dois elementos do átomo 111 foram feitos e por uma pequena fração de segundos.
2- OS ELÉTRONS
A primeira evidencia experimental foi definida em 1897 por Joseph Jhon Thomson, onde determinou a descoberta da