O atomo
Elite Belém
É formado por duas regiões: o núcleo (que contém toda carga positiva e praticamente toda massa do átomo) e a eletrosfera (que fica envolta do núcleo e é praticamente vazia e onde se encontram os elétrons). O núcleo do átomo é extremamente pequeno em comparação ao átomo. Rutherford denominou as partículas positivas de prótons. Em 1932 Chadwick descobriu uma partícula não carregada eletricamente e a chamou de nêutron. Os prótons e os nêutrons são encontrados no núcleo, daí são chamados de nucleons. Para identificar um átomo geralmente temos que especificar seu número atômico e seu número de massa. O número atômico é o número de prótons do núcleo. O número de massa é o número total de nucleons. O número de nêutrons do átomo é N = A Z. ISÓTOPOS: átomos com mesmo número de prótons e diferentes números de massa. ISÓTONOS: átomos com o mesmo número de nêutrons. ISÓBAROS: átomos com o mesmo número de massa e diferentes números de prótons. Átomos que perdem elétrons ficam com carga positiva e são íons chamados de cátions. Átomos que ganham elétrons ficam com carga negativa e são íons chamados de ânions. Espécies químicas que apresentam o mesmo número de elétrons são chamados de isoeletrônicos.
Qual o número de massa do átomo C? 7. Um átomo A apresenta Z = 3x e A = 30 e outro átomo B isóbaro de A possui A = 6x e Z = 3x + 1. Tanto A quanto B formam moléculas diatômicas e reagem entre si formando AB, conforme a equação: A2 + B2 2 AB Considerando um rendimento de 80%: a) Que massa de AB é produzida quando reagimos 20 g de A2 com B2? b) Qual o número de nêutrons dos átomos A e B? c) Que massa de B2 deve ser utilizada para produzir 128 g de AB com esse rendimento de 80%? 8. Observe o gráfico abaixo:
Sabe-se que A e B são isótopos. O átomo A possui Z = 5x + 2 e massa atômica 6x + 10. O átomo B apresenta Z = 3x + 6 e 12 nêutrons. A reação entre B e H2 é mostrada abaixo: B + H2 BH2 O composto BH2 é iônico e pode sofrer um processo