O ato d planejar
O ato de planejar esta no cotidiano do ser humano desde a era primitiva ao qual o homem para se alimentar, pensava em estratégias assim planejando como deveria se atacar, caçar e colher. Até os dias de hoje para se conseguir os objetivos até mesmo para se planejar objetivos é necessário o planejamento, o ato de pensar o dia -a- dia já se esta planejando como será o seu dia então o ato de planejar está na vida do homem a várias “eras”.
Dentro do ato de planejar se encontram definições de planejamento aos quais são passos que seguimos sem percebermos como o processo de prever necessidades que é ver e pensar sobre o que é necessário ser realizado numa situação real e presente ou a previsão de futuras necessidades, assim percebendo o que é possível fazer para se poder resolver situações. Processo de racionalização, que é saber usar, com sabedoria, a razão para se poder efetivar uma real previsão de todas as condições e dos meios necessários, a fim de poder executar, com eficiências, o plano. O alcance de objetivos, pois os objetivos constituem o núcleo e a dinâmica do planejamento, são eles que determinam e orientam todas as demais etapas do ato de planejar. Conhecimento e avaliação científica que deve ser bastante rigorosa e criteriosa para, se evitar falhas na sua elaboração e estruturação.
O planejamento de todo o processo educacional é necessário que o processo da educação faça uma previsão, isto é, que se estruture através de atitudes científica e para que esse planejamento aconteça se conta com várias partes ate que se dê o planejamento. Um planejamento que dimensione o processo educativo e reconstrutivo do homem, que vise planejar a ação educativa para que o homem viva o presente, e, ao mesmo tempo, se projete para o futuro, assim se é necessário planejar o processo educativo para que o homem não se limite, mas se liberte, numa perspectiva dinâmica de ser para a vida. Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque a educação