O ato infracional com expressão urbana
SERVIÇO SOCIAL
O ATO INFRACIONAL COMO EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA URBANA
SONELMA
RIO NEGRO
2011
UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SERVIÇO SOCIAL
O ATO INFRACIONAL COMO EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA URBANA
Trabalho de atividade curricular apresentado ao Curso Superior de Serviço Social, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial, para a obtenção de créditos na 1ª Fase do Curso.
Tutora: Aurea Bastos Davet
RIO NEGRO
2011
VIOLÊNCIA URBANA
Violência urbana é a expressão que designa o comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano.Tem algumas qualidades que a diferencia de outros tipos de violência; e se desencadeia em conseqüência das condições de vida e do convívio no espaço urbano. Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade.É determinada por valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. No entanto, ela incorpora modelos copiados dos países de maior influência na esfera internacional.
As populações de países subdesenvolvidos, por exemplo, aprendem e reproduzem, com pequenas modificações, procedimentos violentos originários de expressões artísticas que têm o desrespeito e a violência como tema principal ou instrumento de ação, (filmes, novelas, mini-séries etc.). As manifestações mais extremadas da violência urbana ocorrem em sociedades nas quais há uma tradição cultural de violência e acentuada divisões étnicas, sociais e econômicas. É grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano das grandes cidades é violenta. São freqüentes os comportamentos criminosos graves, como assassinatos, linchamentos, assaltos, tráfico de drogas, tiroteios