O ato comunicativo
TRABALHO EM EQUIPE COMPONENTES:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O ATO COMUNICATIVO JURÍDICO
1. O ato comunicativo jurídico é essencialmente COOPERATIVO, pois exige dos interlocutores posicionamento ativo. Explique a direção onomasiológica (ênfase no emissor) e a semasiológica (ênfase no receptor) no processo de comunicação jurídica.
2. Comente a seguinte afirmação “No mundo jurídico, o ato comunicativo não pode enfrentar à solta o problema da diversidade linguística de seus usuários”.
3. Discorra sobre o caráter prescritivo e descritivo na linguagem do Direito.
4. Esquematize e explique as etapas vividas pelo emissor a partir das relações paradigmáticas, até atingir a codificação da mensagem.
5. Comente os atributos da boa linguagem, caracterizando-os.
6. Explique as etapas que caracterizam a direção semasiológica da linguagem.
7. Conforme citam os autores Antonio Henriques e Regina Damião, existem duas características fundamentais do Direito: generalidade e alteridade. Explique-as.
8. Caracterize os atributos da linguagem jurídica: como LINGUAGEM DE PODER e como LINGUAGEM TÉCNICA.
9. Apresente um comentário, coerente e bem fundamentado, sobre cada nível da linguagem jurídica: LEGISLATIVA, LINGUAGEM JUDICIÁRIA, FORENSE OU PROCESSUAL, LINGUAGEM CONVENCIONAL OU CONTRATUAL, LINGUAGEM DOUTRINÁRIA E LINGUAGEM CARTORÁRIA OU NOTARIAL.
10. COMENTE A VERACIDADE OU FALSIDADE DE CADA ENUNCIADO.
I. “Cada fator de comunicação presente no modelo comunicacional de Jakobson orienta e determina a existência de uma função de linguagem na mensagem, sendo que o receptor produz a função conativa, o emissor gera a