O Ateneu
MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS Preservativo masculino
Ela é colocada no pênis ereto do homem, com o objetivo de barrar os espermatozoides logo após a ejaculação. Na ponta, é muito importante deixar uma parte vazia sem ar, para que ali fique o esperma. Caso contrário, a camisinha pode estourar ou o esperma subir até a base do pênis, tendo contato com o corpo feminino.
A sua eficácia fica em torno de 96%, se utilizada corretamente.
Preservativo feminino
Possui dois anéis nas extremidades. Um serve para facilitar a introdução da camisinha na vagina, e o outro serve para segurar a camisinha na vulva, protegendo os pequenos e grandes lábios também. Evita a aquisição de DSTs e AIDS.
A eficácia contra a gravidez é de aproximadamente 97%.
Diafragma
Deve ser introduzido na vagina momentos antes da relação sexual. Ele se encaixará na entrada do útero, obstruindo-o. Essa obstrução evita que os espermatozoides encontrem o óvulo (ovócito secundário). É altamente recomendado que se utilize juntamente com uma pomada espermicida, para aumentar a eficácia. Deve ser removido somente seis horas após a ejaculação do homem, para garantir que todos os espermatozoides já tenham morrido.
A eficácia desse método é de aproximadamente 80%.
Espermaticida (mulher)
Devem ser introduzidos dentro da vagina antes da relação (caso seja em creme, spray, etc. Em comprimido deve ser ingerido 10 minutos antes da relação.).
Esse método pode ser utilizado juntamente com o DIU, a camisinha ou o diafragma. O tempo de ação do produto é de 2 horas e é necessária a reaplicação para relações mais longas.
A sua eficiência é menor do que a da camisinha e não protege das DSTs, caso seja utilizado sozinho.
*Atualmente, as camisinhas já possuem espermicidas para aumentar a prevenção da gravidez.
Método injetável (mulher)
Com uma seringa são injetados hormônios que evitam a ovulação em certo período (mensal ou trimestral). Após a interrupção das injeções, é