Memória
Índice
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Introdução
Memória
É a nossa memória que retém conhecimentos, informações, ideias, acontecimentos, encontros, o que nos torna únicos e constitui o nosso património e identidade pessoal. Essencial á nossa sobrevivência, é a memória que nos permite, sempre que precisamos, atualizar a informação necessária para dar resposta aos desafios do meio. Aprendemos então a lidar com o meio e é a memória que atualiza, sempre que precisamos, os comportamentos aprendidos adaptados á situação.
Nas últimas décadas, a memória tem sido alvo de investigações aprofundadas pela psicologia cognitiva e pelas neurociências, o que permitiu conhecer não só a complexidade dos processos inerentes á memória, como mostrar que está na base de todos os processos cognitivos. Aliás sem memória não há cognição.
Processos Básicos da Memória
Codificação: modificar a informação recebida de modo a coloca-la na memória- é um processo informativo que converte os dados em formatos psicológicos mentalmente representáveis. Vários tipos de códigos são utilizados nesse processo de conversão:códigos, acústicos, auditivos e semânticos.
Armazenamento: é o processo mediante o qual mantemos na memória a informação que foi adquirida. A simples repetição da informação não é a forma mais eficaz de reter ou armazenar a informação. A melhor forma de o fazer consiste em analisar o significado da nova informação relacionando-a com a informação já existente na memória.
Recuperação: recuperações da informação de acordo com o modo como a codificaram e armazenamos. Ao reatualizar, reconstruimos os dados mnésicos, pelo que não se trata de um “playback”. Reatualizar a informação depende do modo como está organizada na M.L.P. e do uso de pistas que permitam iniciar a procura do que desejamos recuperar.
Os Diversos Tipos de Memória
A memória sensorial
A memória sensorial ou imediata é um tipo de memória que preserva a