O APRENDER BRINCANDO
CURSO DE PEDAGOGIA
Acadêmico: Clarice Burtulli Betiatto
Módulo: 06
Disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
O APRENDER BRINCANDO
A utilização dos jogos e brincadeiras, do brincar como um meio educacional é um avanço para a Educação Infantil. Tomar consciência disto requer mudanças, o que nos leva a resgatar nossas vivências pessoais para incorporar o lúdico em nosso trabalho. Ainda há muito a ser aprendido e questionado, pois, o lúdico oferece condições de sociabilidade, levando a criança a se organizar mutuamente nas ações e intensificando a comunicação e a cooperação. Permite ainda, a descoberta do outro e isso repercute sobre a descoberta de si mesmo.
Sabemos que na infância começa uma fase especial, as brincadeiras, por isso devemos levar em conta que o brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança. Tão importante não só por eles vista como uma fase de brincadeiras, mas é uma fase de descobertas que ajudam muito na sua formação pessoal. Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois é através da brincadeira que a criança desenvolve sua cognição, memória, imaginação, atenção, reflete sobre a realidade e sua cultura, insere-se socialmente, estimula sua confiança e autonomia, aprendendo a ser, a fazer e a conviver.
A criança aprende brincando, porque o jogo é um produto das relações sociais então a criança tem a necessidade de decisão e aprende regras brincando. As crianças imitam o comportamento dos adultos e quando estes tem a oportunidade de mostrar por seus atos a importância que dão ao brincar, certamente contribuirão para a formação de cidadão engajados, críticos e cooperativos. As crianças devem ser estimuladas a verificar se os brinquedos estão em condições e avisar os profissionais, caso haja alguma irregularidade ou problema com os brinquedos e com o ambiente. Nas situações de manutenção, o encontro entre crianças de diferentes faixas etárias pode promover