BRINCAR Elenor Kunz
Heloisa dos Santos Simon*
Elenor Kunz**
Resumo: O pres ente texto traz uma abordagem de fundamentação pedagógica sobre a relação entre o mundo de movimento da criança e a imaginação, e como essa relação pode ser transpassada para o ensino. Elementos da natureza, atividades com estórias, brinc adeiras de faz de conta, atividades de circo e contação de histórias fomentam a liberdade, a vivacidade e a riqueza da imaginação no brincare-se-movimentar. Assim focamos no que é primordial, nos elementos primários que nos levam ao Ser do ser humano, à sua consciência, ao outro, à arte, à natureza e à vida.
Palavras-chave: Movimento. Criança. Imaginação.
1 INTRODUÇÃO
O presente texto é resultado de uma investigação teórica sobre fundamentos pedagógicos da relação entre o mundo de movimento da criança e a fluidez da imaginação, e como esta relação pode ser transpassada pela prática pedagógica de Educação Física1.
Na literatura voltada à Educação Infantil muito se fala sobre o lúdico e a brincadeira, porém de maneira muitas vezes já esquematizada e fechada: com formas pré-definidas de movimento; com início e fim de atividades pré-estabelecidas; sem espaço, tempo e liberdade para outras possibilidades de movimento. Utilizam circuitos fechados, sem espaço para criação ou expressão pela criança e são montados de modo a direcionar e controlar o movimento delas.
*
Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Centro de Desportos .Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: heloisa_simon@hotmail.com
**
Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Centro de Desportos. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: elenkunz@terra.com.br>
1
Esse texto é proveniente de dissertação de mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.
376 Ensaios
Heloisa Simon, Elenor Kunz
Discussões com