2 DIFICULDADES DE INSER O CAMPO ESCOLAR
Apesar de que o alistemos e elemento clássico do esporte,na escola este conteúdo passa um despercebido, na aula de educação física, a maioria das fezes pelo os próprios professores que não muita ênfase nesta modalidade.pois se de barrão com varias barreiras, tanto material e estrutural e falta de conhecimento do interesse de trabalhar no desenvolvimento deste conteúdo.
O atletismo no Brasil só é fundido na realidade do indivíduo pela TV quando chega época do jogos Olimpíadas, passando o conhecimento parcial de cada modalidade, sem focar na sua atual realidade.
Ainda que esse seja o mais comum, existem outras possibilidades de conhecimento dessa modalidade que merecem serem revistas. Seja, para além dessa perspectiva competitiva e restrita a grandes eventos mundiais, é preciso que se explore o lado educacional do atletismo. (MATTHIESEN, 2005, p. 15)
“Existe uma carência muito grande na literatura relacionando este tema enquanto conteúdo das aulas de educação física escolar” (Artigo: O atletismo enquanto conteúdo das aulas de educação Física nas escolas públicas no estado do Sergipe, Revista Campos, Paripiranga, v2, n.3, p. 22-30, 2009, , Mendonça e Costa)
Todo professor de educação física sabe que ensinar atletismo nas escolas é um processo dramático. Os alunos com certeza preferem “mil vezes” jogar, brincar com bola, do que saltar em altura distancia arremessar ou “se matar” numa corrida de quatrocentos ou mil metros. (Livro)
Apesar de ser considerado como um dos conteúdos clássicos da Educação Física, o atletismo é ainda muito pouco difundido nas escolas e clubes brasileiros. Matthiesen(2003) projeto do rio claro.
Assim, o profissional de Educação Física deveria buscar, por meio de atividades recreativas que mesclem um conhecimento geral sobre as habilidades motoras e um conhecimento específico acerca das provas oficiais, aproximar as