REPRODU O DE BACT RIAS
INTRODUÇÃO
As bactérias são os primeiros seres vivos que surgiram a mais de três bilhões de anos. São microrganismos que não podemos ver sem a presença de um microscópio, e estão presentes em nosso em nosso dia- a dia, alguns podem ser benéficos para nosso organismo e outros podem causar doenças. Em nosso organismo existem bilhões de bactérias, aproximadamente 4kg, que cresce diariamente se reproduzindo a cada dia de duas formas: Sexuada e Assexuada.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade.
Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma divisão em duas células.
As bactérias multiplicam-se muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
A separação dos cromossomos irmãos conta com a participação dos mesossomos, pregas internas da membrana plasmática nas quais existem também as enzimas participantes da maior parte da respiração celular.
ESPORULAÇÃO
Sob certas condições ambientais, algumas espécies de bactérias originam estruturas resistentes denominadas esporos. A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Alguns esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos e ao encontrar um ambiente adequado o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa a se reproduzir por divisão binária.
Os esporos são muito resistentes ao calor e, em geral, não morrem quando expostos à água em ebulição. Por isso os laboratórios, que necessitam trabalhar em condições de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autoclavagem, para esterilizar líquidos e utensílios.
REPRODUÇÃO SEXUADA
Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactéria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas