O AMBIENTE DE TRABALHO NAS INSTITUIÇÕES
O ambiente organizacional tem um papel importante no desenvolvimento das empresas, pois envolve circunstâncias que podem ser definidas em internas e externas, sendo que, dentro das organizações não basta saber o significado deste termo, é preciso compreendê-lo em sua totalidade, o que parece ser altamente complexo, pois trata-se de um tema vasto e de várias interpretações, e que por consequência vêm de forma intrínseca carregando em seu bojo fatores que podem ser observados e compreendidos pelas empresas, e que pode assim ser compreendido. O ambiente representa todo o universo que envolve externamente uma organização, é tudo aquilo que está situado fora da organização. O ambiente é a própria sociedade maior, constituída de outras empresas, organizações, grupos sociais etc.
O ambiente marca fortemente nossa personalidade, por exemplo, a cultura estabelece normas, atitudes e valores que passam de uma geração a outra que são consistentes com o tempo, (SOTO, 2009). As organizações não vivem no vácuo, isoladas e totalmente auto suficientes, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. É do ambiente que as organizações obtêm os recursos e informações necessários para sua subsistência e funcionamento, e é no ambiente que colocam resultados de suas operações. A medida que o ambiente sofre mudanças, todo o quadro habitual das operações das organizações é tremendamente influenciado por essas mudanças, pois as condições ambientais externas às organizações contribuem fortemente para o que sucede dentro delas. (CHIAVENATO,2009)
As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescer, ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários as suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio. Provoca o aumento do número de pessoas bem como necessidade de intensificar a aplicação de